• Ícone Energia Renovável Tipo de obra
    Energia Renovável
  • Cliente Cliente
    Omega
  • Potência Potência
    30 MW
  • Localização Localização
    Monjolos
    Minas Gerais
  • Objeto: Aproveitamento Hidrelétrico.

    Participação: Execução de todas as obras civis da PCH Serra das Agulhas, compreendendo terraplenagem, execução de túnel de adução, obras em concreto e acabamentos do aproveitamento.

    Descrição: O projeto foi desenvolvido no rio Pardo Pequeno com potência instalada de 30 MW. Tem sua geração obtida por duas turbinas pelton de eixo vertical de 15 MW cada.

    O empreendimento conta com um queda bruta de 402 metros que associado aos equipamentos selecionados permite a geração mesmo com menores disponibilidades de água.

    A obra contempla vertedouro de enrocamento com núcleo impermeável de argila em ambas as margens em contato com muros de abraço. O vertedouro selecionado é de soleira livre em forma de bico de pato.

    Para aproveitar toda a queda do empreendimento, seu arranjo possui um circuito adutor com túnel de aproximadamente 7 km com seção aproximada de 4,5 x 4,0 metros com diversos tipos e especialidades de tratamento e contenção do maciço rochoso, este construído diretamente pela Quebec.

    A tomada d’água localizada fora do eixo do barramento é do tipo gravidade e a casa de força do tipo abrigada.

    Galeria

    Clique no mapa para ver as obras por Estado

    Mapa de Obras - Regiões Placeholder
    Mapa de Obras - Regiões

    Notícias

    Nova fonte de financiamento para energia limpa

    Após participar de um extenso processo de concorrência, a Quebec Engenharia conquistou o direito de construir o primeiro parque eólico da região sudeste do Brasil.

    Leia na íntegra

    300 GW de capacidade de energia eólica estarão disponíveis até 2024

    Após participar de um extenso processo de concorrência, a Quebec Engenharia conquistou o direito de construir o primeiro parque eólico da região sudeste do Brasil.

    Leia na íntegra

    CCI para Linha Verde I

    Quebec assina CCI da Linha Verde I. CCI – Contrato de Compartilhamento de Instalações – Permite a troca de informações e acesso as instalações de energia como subestações.

    Leia na íntegra
    2019 Direitos reservados © Quebec Engenharia
    ^